top of page
Buscar
Foto do escritorElsimar Barros

Estamos retomando, o que devemos fazer.

Estamos em um momento difícil, sem boas expectativas, mas neste momento, precisamos de muita serenidade para tomar decisões.


Temos que definir vários cenários, para ir tomando medidas gradualmente.


  • Cenário 1, o melhor de todos, é um momento de expansão do seu negócio, o que é realidade para muitas empresas, principalmente as online.

  • Cenário 2, é quando o negócio foi afetado, mas não foi fechado;

  • E no cenário 3, que vez a ser o pior, é o fechamento do negócio.


Porém dentro destes cenários, ao longo do tempo isso poderá ser afetado novamente, como por exemplo, empresas que estavam no cenário 1, poderão perder negócios, e as empresas do cenário 3, perderão grandes oportunidades após a vida voltar ao normal.

E as empresas do cenário 2, não serão afetadas? Sim, se elas não se moverem, não reinventar seu negócio, poderão sumir ou crescer, como também empresas podem estar surgindo neste exato momento, no meio de toda esta crise.

Então esteja preparado, fique atendo as informações do país e do mundo, com mente aberta, sem viés político ou religioso.

Tome cuidado com fakes news, tenho visto grandes empresários repassando informações sem conhecimento de causa, ou postando vídeos, sobre a sua ótica, sem levar em conta a opinião de especialistas.

Fique atento as medidas que o governo e a sociedade de modo geral estão oferecendo, Shakespeare já dizia, “Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia”. Ou seja, a um mundo de alternativas, algumas já conhecidas e outras que você poderá descobrir.


É momento de inovar, modificar, sofisticar o seu negócio.


Pois também é possível fechar o negócio, e criar um novo, totalmente diferente do que você fazia antes, sozinho ou em parceria com um colega.


E pense na retomada gradual:


Para estabelecimentos com permissão de atendimento ao público, devem oferecer proteção aos seus clientes, desta forma eles sempre voltarão.

Pense na possibilidade de controle de acesso e marcação de lugares reservados aos clientes, bem como o controle da área externa do estabelecimento, respeitadas as boas práticas e a distância mínima entre as pessoas.

Priorize o afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes ao grupo de risco, tais como pessoas com idade acima de 60 (sessenta) anos, hipertensos, diabéticos e gestantes;


Priorize de trabalho remoto, sempre que possível e estabeleça metas de produtividade;


Trabalhe na conscientização, adoção de medidas internas, especialmente aquelas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho e no atendimento ao público (álcool gel, uso de máscaras, luvas, higienização dos ambientes).


Pense na possibilidade de utilização de veículos de fretamento para transporte de seus  trabalhadores.


Inicie um processo de digitalização e segurança da informação da sua empresa, o trabalho remoto, reduz custos, estresse, protege o meio ambiente, reduz os acidentes de trajeto ao trabalho, mas para isso, medidas de controle de segurança da informação deverão ser tomadas, para que o seu negócio não fique em risco.

E também tenha um plano de continuidade de negócio sempre atualizado, testado, e um grupo de crise para discutir alternativas.

Autora: Elsimar Barros Mestre em gestão de negócios, consultora, auditora e palestrante Unidas Consultoria – contato@unidasconsultoria.com.br www.unidasconsultoria.com.br

19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page